quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O efeito Hawthorne

O efeito Hawthorne ficou famoso após uma série de estudos que buscavam saber se a variação da luz no ambiente de trabalho possuía algum efeito sobre a produtividade dos trabalhadores na fábrica Hawthorne nos Estados Unidos. Enquanto pesquisadores observavam e faziam observações, a intensidade da luz era alterada. Foi observada uma variação positiva na produtividade dos trabalhadores durante todo o período de trabalho e não durante um período de exposição à luz mais intensa ou não.





O que aconteceu não foi que a luz possuía qualquer efeito sobre os trabalhadores, mas sim os pesquisadores que estavam a observar. Ser estudado (leia-se observado) e ter os superiores presentes no ambiente de trabalho afetou os trabalhadores.

A produtividade daqueles trabalhadores pode ter aumentado, mas quando não há nada para se produzir, saber que está sendo observado melhora ou piora nossa personalidade? O Big Brother Brasil (que deve ter sua 13ª edição em breve) responde a esta pergunta e a resposta não é animadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário