sábado, 4 de agosto de 2012

O problema de sonhar acordado

Sonhar durante o dia com um possível futuro pode nos entreter durante alguns minutos e parecer infensivo. Algumas vezes é por conta deles que pessoas ficam mais suscetíveis a um sofrimento maior quando encontram algum desafio no "caminho" para o futuro que sonham.



Fantasiar sobre um futuro idealizado é prejudicial porque faz com que os prós sejam exagerados e os contras omitidos. O pensamento positivo que é trazido com o sonho pode nos motivar a alcançar objetivos, mas é preciso agir e ter cuidado para não ignorar os contras.

O pensamento positivo ensinado no famoso livro "O Segredo" pode provocar grandes problemas. "Se você sonha e acredita em algo, se tornará realidade" é um pensamento perigoso. Podemos utilizar a bolha imobiliária de 2008/2009 nos Estados Unidos como exemplo. Os benefícios da casa própria acabaram sobrepondo a necessidade de manter as contas em dia.

Um outro exemplo pode ser retirado de um estudo de 2002 que mostrou que recém formados que sonhavam com um emprego obtiveram uma performance pior do que a média. Dois anos após sair da universidade os sonhadores haviam:

  • Procurado por menos  trabalho;
  • Recebido menos ofertas de trabalho;
  • Aqueles que estavam trabalhando possuíam salários abaixo da média.


Fontes:
psp.sagepub.com
nytimes.com

Via:
spring.org.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário