quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ranking dos Bilionários

Passeando pelos bosques mais verdes da internet me deparei com uma lista curiosa, não só por mostrar as 100 pessoas mais ricas do mundo, mas por ser bem interativo e dinâmico.

Procurados ou santificados?



A lista é atualizada com uma certa frequência, o que permite algumas análises bem curiosas. Imagine acordar na manhã de Natal, abrir o seu presente e descobrir que ao invés de ganhar algo você perdeu mais de um bilhão de dólares, quantia que se iguala ao produto interno bruto da Somália (segundo a ONU, 2011). Este é o caso de Amancio Ortega, senhor espanhol dono da maior rede de varejo do mundo, a Inditex que inclui a Zara , Pull & Bear, etc. Ortega é hoje a terceira pessoa mais rica do mundo, começou sua carreira de uma maneira atípica e que contradiz muitas mães que insistem no estudo dos filhos. Aos 13 anos de idade deixou a escola para ir trabalhar em uma loja de roupas.



O vídeo acima, apesar de ser uma montagem e um bocado engraçado, pode fazer refletir sobre o que o dinheiro realmente não compra. Podemos relacionar ao caso entre os irmãos Koch, que estão listados nas posições 6 e 7. Um deles (Charles, 6º) teve de realizar um pedido de restrição, porque o outro (David, 7º) havia contratado agentes para o espionarem. Brigas entre irmãos não acontecem somente por conta daquele último pedaço de chocolate. Adicionando ainda mais curiosidades sobre os irmãos é ainda possível apontar ao fato de David ser o recordista do time de basquete do MIT em número de pontos em uma única partida e também por ter sobrevivido a um acidente de avião em 1991.

Morar nesta "casa" e ainda espionar o irmão mais rico...
Seguindo o assunto de irmãos, mas talvez um pouco mais calmo. Os quatro irmãos Walton (eram cinco, mas um faleceu em 2005), juntos somam um valor de mais de 120 bilhões de dólares, sendo que, apesar de participarem na tomada de decisões da rede Walmart agora, herdaram a rede do pai Sam Walt.

Temos no ranking somente uma pessoa com menos de 30 anos, o nosso amigo Mark Zuckerberg, co-fundador do Facebook. Apesar de ter estudado em Harvard, recusou trabalhos da UOL e Microsoft. O Facebook foi ao ar em 2004, em apenas oito anos conseguiu colocar uma pessoa na posição 61 do ranking.

O Brasil tem 4 participantes, sendo eles; Jorge Lemann que é dono de uma parte da InBev e do Burger King - a herdeira da Camargo Correa, Dirce Camargo - Eike Batista, a figura mais envolvida na mídia - e Joseph Safra, dono do Banco Safra. O ranking indica ainda apenas 12 mulheres entre as 100 pessoas mais ricas do planeta, sendo que destas, nenhuma começou o negócio que lhes deu o dinheiro, todas atingiram a riqueza através do casamento ou de herança.

Fonte: bloomberg.com/billionaires

Nenhum comentário:

Postar um comentário