quarta-feira, 17 de abril de 2013

Problemas do primeiro mundo

A Suécia, país com pouco mais de 9,5 milhões de habitantes, se encontra com um problema em mãos; o lixo. Apesar de parecer um problema que muitos outros países enfrentam, a Suécia está do outro lado da linha.

Não é bem assim
Enquanto a falta de reciclagem e despejo de lixo em locais inapropriados resultam em graves problemas ambientais no Brasil e outros Estados com uma infra-estrutura precária, a Suécia não enfrenta um problema ambiental. A questão sueca é relativa ao aquecimento de centenas de milhares de casas. Os hábitos do povo sueco relativos à reciclagem e programas do governo que garantem o aquecimento de casas à partir da queima de lixo (somente quando próprio para a função) se confrontaram recentemente.



A Suécia está sem lixo para queimar e portanto está importando lixo de outros países. Uma quantia que chega a 80 mil toneladas ao ano. No momento a maior parte das importações vêm da Noruega, outro país famoso por suas políticas ambientais de energia limpa e reciclagem de resíduos. A medida é provisória e no futuro o país pretende comprar lixo de países que aterram a maioria do lixo, como Itália, Romênia e Ucrânia.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário